Lightyear | Assista nos Cinemas

Wanna Be Nerd
4 min readJun 16, 2022

Lightyear é mais um título que se aproveita do fator nostalgia, algo que talvez cause receio ao público mais velho graças ao recente bombardeio de obras que se aproveitam do sentimento para se vender com mais facilidade, mas a animação não deve ser subestimada principalmente quando a mente envolvida por trás do projeto é Angus MacLane. O diretor já trabalhou e desenvolveu, ainda que pequenas, mas excelentes obras que expandem o universo de Toy Story, como os curtas ‘’Férias no Havaí’’ e ‘’Terror’’.

O novo longa dirigido por Angus é recheado de novidades para a mitologia do personagem mais carismático de Toy Story, desde a pequena polêmica da mudança do dublador do personagem que ocorreu tanto no brasil quanto fora dele, a informações realmente inéditas sobre o universo e a origem do “verdadeiro” Buzz Lightyear, visto que nos filmes dos bonecos mais amados da Pixar, Buzz era apenas um brinquedo do personagem que nos é apresentado agora. Um que surge vinte e sete anos após a primeira aparição do astronauta nas telas dos cinemas de todo o mundo.

Um dos se não o ponto mais alto dessa produção é que o público não sabe o que aguardar do enredo. Toda a informação que possuímos de antemão é que esta é a história de um patrulheiro espacial, contudo não sabemos nada além disso. De certo modo não conhecemos praticamente nada do personagem em questão e em diversos momentos o longa brinca com isso de uma maneira fascinante, prendendo a atenção do espectador com extrema facilidade, pois é inegável que grande parte do público atraído para acompanhar as aventuras do patrulheiro nas telas, são aqueles que cresceram vendo o personagem em diversas animações, mas sem nunca o conhecer verdadeiramente.

A trama gira em torno de uma viagem que pode ter sido inspirada em algumas obras como Interestelar, de Christopher Nolan. Assim, ela começa tranquila, talvez até demais — o que pode até soar negativo para o desenrolar da história e foi estrategicamente bem pensado, mas acarretando em um enredo que demora para levar o espectador a algum lugar. Logo, o filme perde um tempo precioso em cenas de ação e monólogos talvez desnecessários tomando o lugar de itens mais relevantes a narrativa. Contudo, é maravilhoso e digno de reconhecimento a forma sutil com que a produção dê ao público , principalmente para o de pouca idade, algumas valiosas e importantes lições e valores sobre a vida adulta. Afinal, nem sempre ou na maioria das vezes, não podemos controlar as situações e devemos aprender a conviver com isto para ter uma melhor amplitude dos acontecimentos da vida. E esta mensagem simples, mas que deve tocar o coração do público, pode fazer um excelente trabalho ao transmitir boas reflexões, ainda mais para crianças.

A trilha sonora se assemelha e muito a antigas obras de ficção científica como ‘’Uma Odisseia no Espaço’’ e ‘’Star Wars’’, este último até ganha algumas referências em certas cenas. A fotografia e os cenários são excepcionais. Consequente será fácil transformar qualquer frame em wallpaper para smartphones ou desktop e se maravilhar com o longa. Isto porquê houve um cuidado e dedicação muito grande por conta do estúdio para com todo o projeto. Assim, não haverá surpresa se anunciarem um filme origem também para “Woody”, o cowboy de Toy Story que é super parceiro de Buzz.

Em suma Lightyear é fantástico, um longa que honra seu nome e que sem dúvidas merece uma experiência cinematográfica.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Lightyear, 2022. Direção: Angus MacLane. Roteiro: Angus MacLane, Matthew Aldrich, Jason Headley — baseado nos personagens e roteiros escritos por John Lasseter, Jason Headley, Pete Docter, Andrew Stanton, e Joe Ranft. Vozes Originais: Chris Evans, Taika Waititi, Keke Palmer, Peter Sohn, Dale Soules, James Brolin, Uzo Aduba, Mary McDonald-Lewis, Isiah Whitlock Jr., Angus MacLane, Bill Hader, Efren Ramirez e Keira Hairston. Dubladores: Marcos Mion, César Marchetti, Flora Paulita, Henrique Reis, Lucia Helena Azevedo, Adriana Pissardini. Gênero: Aventura, Animação. Nacionalidade: Eua. Trilha Sonora Original: Michael Giacchino. Fotografia: Jeremy Lasky e Ian Megibben. Supervisor de Animação: David DeVan. Edição: Anthony Greenberg. Distribuidora: Walt Disney Studios Brasil. Duração: 01h49min.

Por Leo Souza

HOJE NOS CINEMAS

--

--

Wanna Be Nerd

Filmes, séries, música, livros e blá blá blá… 📺📚🎬🎧🍏 www.wannabenerd.com.br